Possui diversos estágios e na instalação é colocado transformadores de corrente para medição em tempo real do fator de potência das instalação e de acordo com o valor ajustado no controlador de fator de potência o EMK-BAC liga ou desliga contatores especiais para manobra de bancos de capacitores, mantendo as instalações dentro dos limites estipulados.
Os bancos automáticos da Engemakro EMK-BAC possuem proteções através de fusíveis ou disjuntores de acordo com a necessidade do Cliente e proteção contra repique da rede que pode provocar reenergição dos capacitores antes da plena descargas dos mesmo.
Possibilidade de ligação em rede dos EMK-BAC e monitoração através de Software em computador tipo PC.
Diversas tensões, estágios e capacidades.
Projeto de bancos de capacitores com tensão aumentada, indicado em locais onde a distorção da rede é ligeiramente aumentada devido a cargas não lineares (Inversores e retificadores).
Dotados das mesmas proteções que o EMK-BAC, porem sem o controlador automático.
Os bancos são controlados de acordo com a entrada de grandes cargas. Um sinal de motores acima de 50CV controlam os contatores especiais para manobra de bancos de capacitores, contatores.
Este sistema não garante o controle do fator de potência, pois não tem meios de medição e controle. Os estágios são calculados para atender um fator de potência maior que 0,92 indutivo.
Dotado das mesmas proteções que o EMK-BAC, porem sem controle através de contatores.
Os bancos são ligados junto com o disjuntor ou chave seccionadora e permanecem ligados continuamente.
São utilizados para corrigir cargas com funcionamento ininterrupto e para os transformadores que consomem reativos.